Layout do blog

jun. 25, 2021

jun. 25, 2021

Quais os sintomas de alergia alimentar?

Quais os sintomas de alergia alimentar?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais são os sintomas de alergia alimentar. 

Neste post, vamos falar sobre, sintomas, diagnóstico, tratamento, preparação de perguntas a serem feitas ao seu médico, para um melhor aproveitamento de sua consulta.

O que é alergia alimentar ?

O que é alergia alimentar?

Vamos lá, você sabe o que é alergia alimentar?


Alergia alimentar é uma reação alérgica causada pela ingestão de um determinado alimento, ou um aditivo alimentar. Envolve um mecanismo imunológico que tem variação clínica de grau leve a grave.

Diagnóstico de alergia alimentar

Diagnóstico de alergia alimentar

Vários fatores serão analisados para formar um diagnóstico de alergia alimentar.


Não há nenhum teste perfeito usado para confirmar ou descartar uma alergia alimentar. Por isso seu médico irá considerar vários fatores antes de fazer um diagnóstico. Estão inclusos nestes fatores:


Sintomas de alergia alimentar

O histórico detalhado dos sintomas de alergia alimentar são importantíssimos.. Diga ao médico  quais alimentos, e em que quantidade, parecem causar problemas.

Histórico familiar de alergias

O seu histórico familiar de alergias também vai ser levado em conta para o diagnóstico de alergia alimentar. Compartilhe também informações sobre membros de sua família que tenham alergias de qualquer tipo.


Exame físico

Um exame físico cuidadoso muitas vezes pode identificar ou excluir outros problemas médicos.

Teste cutâneo

Um teste cutâneo pode determinar sua reação a um alimento específico. Neste teste, uma pequena quantidade do alimento suspeito é colocada na pele do antebraço ou nas costas. Um médico ou outro profissional de saúde então pica sua pele com uma agulha para deixar uma pequena quantidade da substância sob a superfície da pele.


Se você for alérgico a uma determinada substância que está sendo testada, desenvolverá uma saliência ou reação elevada. Mas, lembre-se de que uma reação positiva a esse teste por si só não é suficiente para confirmar uma alergia alimentar.

Exame de sangue

Um exame de sangue pode medir a resposta do seu sistema imunológico a determinados alimentos, medindo o anticorpo relacionado à alergia conhecido como imunoglobulina E (IgE).


Para este teste, uma amostra de sangue colhida no consultório do seu médico é enviada para um laboratório médico, onde diferentes alimentos podem ser testados.


Dieta de eliminação

Você pode ser solicitado a eliminar alimentos suspeitos por uma ou duas semanas e, em seguida, adicionar os alimentos de volta à sua dieta, um de cada vez. Esse processo pode ajudar a vincular os sintomas a alimentos específicos. No entanto, as dietas de eliminação também não confirmam um diagnóstico.


Uma dieta de eliminação não pode dizer se sua reação a um alimento é uma alergia ou uma sensibilidade.


Além disso, se você já teve uma reação grave a um alimento no passado, uma dieta de eliminação pode não ser segura.


Desafio alimentar oral

Durante esse teste, feito no consultório médico, você receberá pequenas, mas crescentes quantidades de alimentos suspeitos de causar os sintomas. Se você não tiver uma reação durante este teste, você pode incluir este alimento em sua dieta novamente.

Tratamento para alergia alimentar

Tratamento para alergia alimentar

O tratamento para alergia alimentar vai depender muito de como é a alergia. Porém, a  única maneira de evitar uma reação alérgica, é evitar os alimentos que causam sinais e sintomas. No entanto, apesar de seus melhores esforços, você pode entrar em contato com um alimento que causa uma reação. O tratamento, bem como as medidas de prevenção, são indicados considerando os fatores desencadeantes da alergia e também o tipo de alergia do paciente.


Tratamento para reação alérgica leve

Os anti-histamínicos de venda livre ou prescritos podem ajudar a reduzir os sintomas da alergia alimentar leve. Esses medicamentos podem ser tomados após a exposição a um alimento causador de alergia para ajudar a aliviar a coceira ou urticária. No entanto, os anti-histamínicos não podem tratar uma reação alérgica grave.

Tratamento para reação alérgica grave

No tratamento para reação alérgica grave, pode ser necessária uma injeção de emergência de epinefrina e uma visita ao pronto-socorro.


Muitas pessoas com alergia carregam um auto injetor de epinefrina. Este dispositivo é uma seringa combinada e agulha oculta, que injeta uma única dose de medicamento quando pressionada contra sua coxa. 


Se o seu médico prescreveu um auto injetor de epinefrina:


Certifique-se de saber como usar o auto injetor. Além disso, certifique-se de que as pessoas mais próximas saibam como administrar o medicamento, caso estejam com você em uma emergência anafilática, elas podem salvar sua vida.


Leve-o sempre com você. Pode ser uma boa ideia manter um auto injetor extra no carro ou na mesa de trabalho.


Atenção com a data de validade, a epinefrina, pode não funcionar corretamente fora do seu prazo.


Tratamentos experimentais

Embora haja pesquisas em andamento para encontrar os melhores tratamentos para reduzir os sintomas de alergia alimentar e prevenir ataques de alergia, não existe nenhum tratamento comprovado que possa prevenir ou aliviar completamente os sintomas. Os tratamentos em estudo são:

Imunoterapia oral

Os pesquisadores vêm estudando o uso da imunoterapia oral como tratamento para a alergia alimentar. Pequenas doses dos alimentos aos quais você é alérgico são engolidas ou colocadas sob a língua (sublingual). A dose do alimento alérgico é aumentada gradualmente. Os resultados parecem promissores, mesmo em pessoas com alergia a amendoim, ovo e leite.

Exposição precoce

No passado, era geralmente recomendado que as crianças evitassem alimentos alergênicos para reduzir a probabilidade de desenvolver alergias. Mas em um estudo recente, bebês de alto risco como aqueles com dermatite atópica, ou alergia a ovo, foram selecionados para ingerir ou evitar produtos com amendoim dos 4 aos 11 meses de idade, e até os 5 anos.

Os pesquisadores descobriram que as crianças de alto risco que consumiam regularmente proteína de amendoim, como manteiga de amendoim ou salgadinhos com sabor de amendoim, tinham 70% a 86% menos chances de desenvolver alergia a amendoim.

É possível evitar a alergia alimentar?

É possível evitar a alergia alimentar?

Um dos segredos para prevenir uma reação alérgica é evitar completamente o alimento que causa seus sintomas.

Não faça suposições, sempre leia os rótulos dos alimentos para se certificar de que não contém um ingrediente ao qual você é alérgico. Mesmo se você achar que sabe o que há em um alimento, verifique o rótulo.

Os ingredientes às vezes mudam. Os rótulos dos alimentos são obrigados a listar claramente se eles contêm algum alérgeno alimentar comum. Leia os rótulos dos alimentos com atenção para evitar as fontes mais comuns de alérgenos alimentares: leite, ovos, amendoim, nozes, peixe, marisco, soja e trigo.

Em caso de dúvida, diga não, obrigado! Em restaurantes e reuniões sociais, você está sempre correndo o risco de comer um alimento ao qual é alérgico. Muitas pessoas não entendem a gravidade de uma reação alérgica a alimentos e podem não perceber que uma pequena quantidade de um alimento pode causar uma reação severa em algumas pessoas.

Se você tiver qualquer suspeita de que um alimento possa conter algo a que você é alérgico, fique longe.

Avise a todos sobre a alergia alimentar

Se seu filho tem alergia alimentar, peça a ajuda de parentes, babás, professores e outros cuidadores. Certifique-se de que eles entendam como é importante para seu filho evitar os alimentos que causam alergia, e que saibam o que fazer em uma emergência.

Também é importante que os cuidadores saibam quais medidas eles podem tomar para evitar uma reação, em primeiro lugar, como lavar cuidadosamente as mãos e limpar todas as superfícies que possam ter entrado em contato com o alimento causador da alergia.

Alergia alimentar no dia a dia

Alergia alimentar no dia a dia

Uma alergia alimentar pode ser uma fonte de preocupação contínua que afeta a vida em casa, na escola e no trabalho. As atividades diárias que são fáceis, como fazer compras e preparar refeições, podem se tornar ocasiões de estresse para famílias e cuidadores que vivem com alergias alimentares.


Lembre-se dessas estratégias para ajudar a controlar o estresse relacionado à alergia alimentar, seu ou do seu filho:


A oportunidade de discutir alergias alimentares e trocar informações com outras pessoas que compartilham suas preocupações pode ser muito útil.


Muitos sites da Internet e organizações sem fins lucrativos oferecem informações e fóruns para discutir alergias alimentares. Alguns são especificamente para pais de crianças com alergia alimentar.

Como se preparar para a consulta com o médico que trata alergia alimentar?

Como se preparar para a consulta com o médico que trata alergia alimentar

Se você tem uma consulta com alergista para investigar alergia alimentar, seguir algumas dicas pode ajudar no diagnóstico. São elas: 


1
. Anote todos os sintomas que você teve, incluindo qualquer um que possa parecer não relacionado ao motivo pelo qual você agendou a consulta.


2. Anote as principais informações pessoais, incluindo qualquer grande estresse ou mudanças recentes na vida.


3. Faça uma lista de todos os medicamentos, vitaminas e suplementos que está tomando.

Além das perguntas que você preparou para fazer ao seu médico, não hesite em fazer perguntas durante a sua consulta.

Conclusão

Se você suspeita que tem uma alergia alimentar, evite a exposição à comida até a consulta médica.

Se você comer os alimentos e tiver uma reação leve, os anti-histamínicos vendidos sem prescrição médica podem ajudar a aliviar os sintomas. Porém, qualquer suspeita deve ser rapidamente investigada pelo médico.

Se você tiver uma reação mais grave e quaisquer sinais e sintomas de anafilaxia, procure atendimento de emergência.

remedio para rinite
Por André Aguiar 28 jun., 2022
Descubra quais os principais remédios para tratar rinite: Corticoide nasal, antialérgico, vasoconstrictor, antialeucotrienos etc
tosse alergica
Por André Aguiar 28 jun., 2022
Quais as principais causas de tosse alérgica e como trata-la? Refluxo, asma e rinite são apenas algumas delas. Descubra mais no post
alergia em bebe
Por André Aguiar 28 jun., 2022
Conheça as principais alergias nos bebes. Rinite, asma, conjuntivite, dermatite atopica, alergia alimentar...
Por André Aguiar 24 mai., 2022
Se você é alergico a camarão e frutos do mar não está sozinho. Leia mais nesse post e tire suas dúvidas.
criança com conjuntivite alérgica sendo tratada com colírio
Por André Aguiar 15 mar., 2022
Conjuntivite alérgica é um mal que acomete grande parte dos alérgicos no Brasil. Costuma estar associada com a rinite aérgica e seu impacto na qualidade de vida é muito grande. Saiba mais sobre essa doença é como trata-la.
Alergista que atende Golden Cross no RJ
21 fev., 2022
O alergista que atende Golden Cross no RJ é o Dr. André Aguiar, médico especialista em alergia. Além do convênio Golden Cross o Doutor realiza atendimento através de outros convênios médicos como Unimed e Bradesco Saúde. Acesse e agende uma consulta!
Alergista infantil RJ
17 fev., 2022
O alergista infantil no RJ , Dr. André Aguiar, realiza consultas, exames, testes e tratamentos para alergia em crianças no RJ. Muitas alergias prevalentes em adultos podem acometer a saúde das crianças. Entenda!
Alergista pediátrico no RJ
14 fev., 2022
O alergista pediátrico no RJ, Dr. André Aguiar, realiza atendimento especializado para crianças que sofrem com alergias ainda na primeira infância. As alergias podem ser causadas por fatores ambientais, produtos químicos, alimentos, resposta autoimune do corpo e mais. Entenda!
Alergista no RJ que atende Bradesco Saúde
10 fev., 2022
O médico alergista no RJ que atende Bradesco Saúde é o Dr. André Aguiar, médico especialista em tratamentos para combater os sintomas e a progressão das alergias, através de tratamentos conservadores e vacinas anti-alérgicas no Rio de Janeiro. Saiba mais!
Alergista no RJ
07 fev., 2022
O Dr. André Aguiar é um médico alergista no RJ referência em atendimento e tratamento de alergia com excelência. Com diferentes métodos de tratamento, realizada atendimento individualizado e especializado para cada paciente. Saiba mais!
Mais Posts
Share by: