Testes

TESTE DE ALERGIA NO RIO DE JANEIRO


Conheça os testes de alergia no Rio de Janeiro que podem ser realizados na clínica do Dr. André Aguiar. 

Confira todos os testes de alergia no Rio de Janeiro que podem te ajudar

Os teste de alergia são capazes de identificar todos os tipos de alergias, desde as mais comuns até os casos mais complexos. São fundamentais para tratamentos e melhora da qualidade de vida, já que possibilita ao paciente descobrir se tem alergia a poeira, pelos de animais, picadas de insetos, fungos, alimentos, medicamentos, produtos químicos, metais, ou qualquer outro fator. A alergia é tão comum que mais de 30% de toda a população possui algum tipo de alergia, a maioria ainda sem diagnóstico. A boa notícia é que, se descobertas precocemente, é possível curar ou amenizar os sintomas, daí a importância dos testes. Conheça todos os testes de alergia em Botafogo, no RJ.

Agendar testes

TESTE CUTÂNEO (prick teste)


Muito comum na investigação de alergias, o teste cutâneo é rápido, sem contra indicação e seguro ao paciente, por isso é realizado muitas vezes logo na primeira consulta. Consiste na aplicação de uma gota da substância suspeita no antebraço Com um punctor, o médico causa uma pequena escoriação e aguarda alguns minutos. Se uma pápula se formar no local, significa que o teste deu positivo para a substância e o paciente tem alergia. Várias substâncias podem ser testadas ao mesmo tempo, desde ácaros até alimentos.


AGENDAR TESTE

TESTE DE CONTATO


Outro tipo comum de alergia é a alergia de contato, que é descoberta por meio do teste de contato. Geralmente o paciente procura o alergologista por notar irritação, vermelhidão, descamação ou coceira na pele após o uso de determinado produto, ou mesmo de bijuterias ou esmaltes. O tempo de investigação da alergia de contato é um pouco maior do que no teste cutâneo, mas o processo também é simples. Funciona assim: é colocada nas costas do paciente uma bateria com diversas substâncias alergênicas que podem ser o motivo do desconforto. O paciente vai para casa com essa bateria e retorna ao consultório dois dias depois, quando é feita uma primeira leitura. O médico retira o teste e faz anotações sobre o que já deu resultado positivo. O paciente retorna para casa e, dessa vez, deve expor a área ao sol por 30 minutos, já que algumas substâncias são fotossensíveis e só indicam a alergia quando expostas ao sol. No dia seguinte o paciente retorna ao consultório para a segunda leitura e conclusão do teste

AGENDAR CONSULTA

TESTE POR EXAME DE SANGUE


Os testes por exame de sangue são menos comuns do que os testes cutâneo e de contato, mas também podem ser solicitados para ajudar ou complementar um diagnóstico. É solicitada a IgE específica para um determinado antígeno, seja um medicamento ou ácaro, por exemplo, e IgE total, hemograma e outros tipos de exames de sangue apenas em casos mais específicos. O médico alergologista pode solicitar exames de sangue também para descartar a hipótese de outras doenças que não sejam alérgicas.

AGENDAR CONSULTA

TESTE DE PROVOCAÇÃO MEDICAMENTOSA E ALIMENTAR


Algumas pessoas também podem ter alergia a medicamentos e notarem reações após ingeri-los, seja um mal estar pós anestesia ou vermelhidão pelo corpo após antibiótico. Quando não há um diagnóstico, danos graves podem ocorrer ao paciente, por isso é necessário buscar a ajuda de um médico alergologista para realizar um teste de alergia a medicamentos e descobrir a substância que causou os sintomas.

Na consulta, o médico seleciona os possíveis causadores da reação para os testes e começa, geralmente, com um teste de punctura. Em seguida é realizado um teste intradérmico, onde uma pequena quantidade da substância é aplicada embaixo da pele. 

Para complementar o diagnóstico, é realizado o teste de provocação, onde o paciente recebe doses mais altas do medicamento suspeito e é observada a reação. É importantíssimo que esse teste seja feito por um profissional capacitado e em ambiente hospitalar, já que várias reações podem ocorrer, das mais simples como irritações na pele e estômago, às mais graves, como falta de ar e, inclusive, choque anafilático em casos raros. Por isso a importância de estar bem assistido e com uma equipe experiente em reversão de reações alérgicas graves.
O teste de provocação alimentar é recomendado em alguns casos específicos:  suspeita de alergia em que os testes de punctura ou de sangue não foram conclusivos, quando não existe teste para determinado alimento e também para reintrodução de alimentos na dieta quando os testes de punctura e sangue indicam que o paciente não é mais alérgico. Situações como essa costumam ocorrer com crianças alérgicas a leite de vaca ou ovo. Com o tempo, a tendência é perder essa alergia. O processo é o mesmo do teste de provocação medicamentosa, substituindo o medicamento pelo alimento em questão.



AGENDAR CONSULTA

SUPORTE HOSPITALAR

A clínica do Dr. André Aguiar, o Serviço de Alergia e Imunologia da Policlínica de Botafogo, fica dentro do hospital, logo ao lado da área de emergência. Isso garante total segurança ao paciente em casos de reações alérgicas graves durante os testes. Nossa equipe possui total experiência e treinamentos para lidar com reações alérgicas agudas. Outro ponto de segurança é o pronto socorro totalmente equipado e o CTI do hospital. Entretanto, quando seguidos os protocolos e cuidados recomendados para os testes de alergias, são raras as reações desse tipo.

AGENDAR CONSULTA
Share by: